No jogo contra o Perugia, válido pelo Campeonato Italiano, Serginho fez um BLOQUEIO fundamental para o ponto do seu time, o Piacenza, tanto é que seus companheiros correram para abraçá-lo após o ponto, reconheceram o mérito do brasileiro, ainda se já não bastasse ser bom nas defesas, o Líbero mostrou ser imprevisível em quadra.
No vídeo, além de surpreender, o melhor do mundo também faz um levantamento.
Na matéria acima, veiculada em alguns órgãos de imprensa, fica a seguinte dúvida?
O jogador definido como Líbero pode realmente bloquear?
O questionamento porém, vai mais além… foi um bloqueio?
Vejamos o que diz a Regra Oficial sobre o Líbero:
AÇÕES ENVOLVENDO O LÍBERO
19.3.1.2 Ele está restrito a atuar como um jogador na linha de trás e não está autorizado a completar um golpe de ataque de qualquer lugar (incluindo a quadra de jogo e zona livre) se, no momento do contato, a bola estiver mais alta do que o bordo superior da rede.
19.3.1.3 Ele não pode sacar, bloquear ou tentar bloquear.
Seria o caso de uma tentativa de Bloqueio?
Caso ainda haja dúvidas, vejamos então o que se diz em relação ao Bloqueio:
BLOQUEIO
14.1.1 Bloquear é a ação dos jogadores próximos à rede de interceptar a bola vinda do adversário, estendendo-se mais alto que o bordo superior da rede. Somente aos jogadores da linha de frente é permitido completar um bloqueio.
*** Portanto, mesmo o lance aparentando ser um bloqueio, na realidade na interpretação da ação, não configura um bloqueio pelo fato deste, não ter interceptado a bola mais alto que o bordo superior da rede.
Lances como estes no Voleibol que é praticado nos dias atuais, somente demonstram o quanto, a destreza, a velocidade de raciocínio e conseqüentemente os reflexos aguçados acompanham os atletas, e onde as regras, sendo bem aplicadas por profissionais qualificados somente faze com que esse esporte tenha cada vez adeptos, e se torne mais fascinante a cada dia.
Deixe um comentário