O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

Psicologia de Arbitragem

No desenvolvimento de qualquer competição esportiva, os árbitros da competição, constituem em um dos elementos mais relevantes, sua importância é imensa, pois são os que se encarregam de coordenar e de intermediar os jogos, causando reações diversas no evento esportivo em atletas, treinadores e espectadores.

Os árbitros são essenciais para o funcionamento das competições organizadas, desde o esporte infantil até o profissional de alto nível.

Existem variáveis psicológicas, que permitem uma boa atuação do árbitro, e recolhendo a opinião de vários árbitros esportivos chegamos a um conjunto de características psicológicas, sendo elas:

 

  • Estar consciente em suas decisões,
  • Estabelecer uma boa decisão com os outros árbitros,
  • Atuar com decisão e rapidez,
  • Mostrar um bom domínio e controle emocional,
  • Atuar com integridade,
  • Ter autoconfiança,
  • Estar motivado durante a competição,
  • Ser imparcial.

 

Para que as atuações do árbitro esportivo se desenvolvam sob justiça e imparcialidade absoluta, deve-se ter em conta, uma série de fatores, pois o árbitro tomará decisões em tempo mínimo, a respeito das quais não lhe permite errar, pois delas dependerá, o resultado do evento, e unido a tudo isto, as explicações que lhes são exigidas por parte de atletas e treinadores, e reações do público, que em diversas situações desconhecem a forma aplicada da Regra da Modalidade.

 

Carlos Alberto Cimino Árbitro Internacional

Carlos Alberto Cimino Árbitro Internacional

ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO ÁRBITRO

 

A psicologia do esporte, na área da arbitragem, é uma das principais ações que se pode desenvolver no trabalho direto, numa série de variáveis. As variáveis psicológicas mais utilizadas na área da arbitragem são as seguintes:

 

Concentração

 

De fato, a atenção é um dos aspetos psicológicos tidos como fundamental para o desempenho de um processo de arbitragem esportivo.

Manter o foco da atenção aos estímulos relevantes da arbitragem é uma das principais funções do árbitro, sendo o que se deseja é realizar uma atuação eficiente.

E esta é manifestada como uma das qualidades psicológicas mais desejáveis para um bom desempenho do árbitro.

 

Controle emocional

Manter o autocontrole e mostrar um bom domínio das diferentes emoções é uma das qualidades que este deve assumir como destreza a demandar qualquer pessoa que desenvolve processos de arbitragem esportiva.

 

Motivação

 

Estar motivado nas competições é uma das condições que também se mostra como básica para otimizar e dirigir a tarefa do árbitro a níveis de excelência global.

 

Autoconfiança

Diferentes estudos mostram que para ser um bom árbitro é necessário ter boa autoconfiança e uma consolidada segurança em si mesmo.

 

Rapidez nas decisões

Atuar com decisão e rapidez nas decisões em uma eficaz tomada de decisões é o princípio de uma boa arbitragem. Neste sentido, a experiência na arbitragem é o melhor indicador para a tomada de decisões.

O limitado tempo que possuem os árbitros para a tomada de decisões, é um dos aspetos fundamentais que mais causa stress e interfere na tomada de decisões. Estímulos como o barulho e as críticas, só contribuem para dificultar na tomada de decisões.

Bom senso

É o parâmetro e diretriz básica para uma boa arbitragem, que associa a experiência e o conhecimento, a concentração a motivação e a autoconfiança e a integridade na tomada de decisões.

 

 

 

 

Anúncios

17 de novembro de 2008 - Posted by | Regras Oficiais

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: