O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

Como a FIVB realiza a Estatística?


Estatistica

Estatística com o V. I. S.

O Sistema V.I.S. (Volley-Ball Information System), é uma forma estatística, pelo método de coleta de dados, com orientação, descrição e análise, com a interpretação de dados qualitativos, baseando na utilização dos dados para a tomada correta de decisão, e é usada para calcular as habilidades individuais no decorrer de uma partida de voleibol.

Utilizada nos jogos de voleibol desde 1990 e exigida pela FIVB (Federação Internacional de Volley-Ball) nos torneios internacionais, a estatística se tornou uma ferramenta importante em seus principais campeonatos.

Avalia-se o desempenho técnico dos jogadores em todos os fundamentos do voleibol como o saque, o bloqueio, a recepção e outros. Os jogadores são avaliados em diversos fundamentos, e diferentes habilidades, sendo reconhecidos e recompensados no final de um torneio. Esse sistema é usado para identificar os melhores jogadores nas partidas.


Abaixo um exemplo de como são avaliados alguns dos fundamentos específicos:

  • Melhor Atacante
    Calculada pelo número de pontos obtidos, menos o número de falhas, por números totais de tentativas.
  • Melhor Bloqueador
    O jogador com a maior parte dos bloqueios concluídos, por quantidade realizada pela equipe.
  • Melhor Passador/Defensor
    O jogador com excelentes recepções, por quantidade realizada pela equipe.
  • Melhor Levantador
    O jogador com o maior número de execuções, por números totais de tentativas.

Utilizados para diversos fins, os dados da estatística são muito importantes tanto para o esporte quanto para os próprios jogadores, pois executada de maneira correta, a estatística é bastante útil para os técnicos, que a partir desses dados, podem trabalhar melhor o seu time, avaliando o que precisa ser melhorado em sua equipe, e também podendo premiar o jogador mais eficiente em determinado fundamento.

Deve-se lembrar que uma estatística usada de forma errada, pode causar desconforto entre os atletas, além de injustiçar aqueles que realmente deveriam ser premiados, podendo infinitamente fazer com que a competição perca em brilho e em credibilidade.

O método, que deveria ser usado de forma isenta e tendo como objetivo premiar o atleta, e não prejudicá-lo; não de modo político ou compensatório, e sim fundamentado, por pessoas qualificadas para exercer tal função.

Entendemos que a análise, quando não é feita de forma qualificada, influi diretamente nos objetivos traçados  para a conclusão fiel dos resultados, e assim evita os casos de premiar sem embasamento qualificado, e assim sendo extremamente deselegante e desagradável!

Anúncios

25 de novembro de 2008 - Posted by | Orientações Gerais

2 Comentários »

  1. […] Poderia haver uma defesa estatística a essa premiação, mas não há. O critério adotado é próprio, criado e inventado, sem fundamentos técnicos, ou uma técnica de coleta de dados, bem diferente do adotado em diversas competições, onde se é avaliado com isenção os fundamentos dos atletas, para prover a justa premiação, não por insatisfação política aos críticos, ou favorecimento aos que os apóiam os desmandos ditatoriais. (veja no Post, Como a FIVB realiza a Estatística? ) […]

    Pingback por O VOLEIBOL ESTÁ DE LUTO… « O Voleibol Brasileiro no Japão | 14 de dezembro de 2008

  2. eu accho que o volei é muito legal e muito interresante, o volei alem de ser um esport é um geito de fazer execisios fisico porque todo mundo precisa fazer um exercisio.
    o volei é interresante passou por vária modificações antes era a caixa agora é a sesta depois vai mudar denovo porque o mundo vai mudando o mundo vai evoluindo e assim vai e esse foi o meu recadinho.
    e um beijão para quem esta lendo agora. eu adoro todos xau beijão.

    Comentário por jheifer | 5 de maio de 2010


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: