O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

Técnico cria “Stanley de Aço”

"Stanley de Aço"

"Stanley de Aço"

Com saques de até 118km/h, o oposto norte-americano Clayton Stanley, de 30 anos, foi o maior algoz da derrota da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei na final da Olimpíada de Pequim, por 3 a 1, de virada, em agosto. A tática era simples: mandar as “bombas” – geralmente em cima do principal atacante verde-amarelo, Giba – para tentar tirar a bola das mãos do levantador Marcelinho e acabar com o principal trunfo do time de Bernardinho, a velocidade, seja pelas pontas, seja pelo meio. Qualquer equipe que vai enfrentar os campeões olímpicos em Atenas 2004 e bicampeões mundiais sabe que o caminho para a vitória é esse.

O difícil sempre foi conseguir acertar a quadra brasileira com saques fortes e potentes, sem errar e de forma seguida. Mas foi o que os EUA fizeram, especialmente Stanley, para tirar o ouro da geração mais vitoriosa da história do esporte. Segunda-feira, os jogadores do Vivo Minas tiveram um encontro com um Stanley em forma de robô, uma máquina de saque adaptada pelo técnico Antônio de Resende, o Toninho, e testada pela primeira vez em um clube do Brasil.

Toninho teve contato com a máquina no início do ano, na Espanha, onde passou os últimos nove meses treinando a Seleção Juvenil do país. Assistente-técnico de Percy Oncken na Seleção Juvenil do Brasil, campeã mundial ano passado, ele enviou informações técnicas sobre o equipamento a um amigo, que tem uma indústria de metal, e o primeiro modelo ficou pronto há alguns dias.

– A potência da máquina é regulável, o que permite treinar equipes mirins femininas até adultas masculinas. Atende a todas as categorias. Também conseguimos programá-la tanto para saques viagem quanto flutuante. Além disso, pode ser usada para treinar defesa, se a colocarmos perto da rede. Ela chega até 3,20m, média de altura do alcance dos ataques no masculino. É uma arma interessante no treinamento de recepção. Dificilmente, conseguimos reproduzir, nos treinos, a força de um ataque ou saque adversário durante o jogo tantas vezes seguidas – explica Toninho.

A máquina funciona como um canhão e é operada por uma pessoa em cima de uma mesa. A altura pode ser regulável e a pessoa direciona os “tiros” de acordo com a tática escolhida pelo treinador: em cima do líbero, do principal atacante, com força no fundo da quadra ou flutuante perto da rede. O “Stanley de metal” ainda está sendo testado, tanto que Toninho ainda não tem detalhes como preço, número de saques por minuto e velocidade máxima da bola.

Anúncios

11 de dezembro de 2008 - Posted by | Notícias

4 Comentários »

  1. Gostaria de obter mais informações sobre o projeto, do stanley de aço, e se possível o contato do Antônio de Resende, o Toninho, para mais informações.

    Obrigado

    Comentário por Oliver Rezende | 16 de julho de 2009

  2. Ola Oliver…td bem
    O Toninho fazia parte da comissao tecnica da Selecao Brasileira infanto-juvenil, junto com o tecnico Percy Oncken, tbem fazia parte de um projeto de voleibol em MG, em Tres Coracoes, vc pode obter mais informacoes nos sites;
    http://www.voleitc.com.br/noticias2007010.html
    http://www.voleitc.com.br/historia.htm
    http://www.cbv.com.br/newcbv/noticias/noticia.asp?IdNot=2594
    http://www.cbv.com.br/newcbv/selecoes/index.asp?pag=s-inf-masc

    Espero ter ajudado…
    Abraco!!

    Comentário por Nakui | 16 de julho de 2009

  3. Boa Tarde!
    Gostaria de saber o telefone do senhor Antonio Resende, para fomalização de uma cotação do stanlei de aço.

    Comentário por Jose Wilson M Maia | 8 de julho de 2010

  4. Contato com o Toninho pelos Sites acima….abraco!!!

    Comentário por Nakui | 20 de julho de 2010


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: