O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

FIVB analisa situação do México por causa da gripe suína

NORCECA

NORCECA

A equipe médica da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) está monitorando os casos de gripe suína no México para tomar as devidas medidas de proteção às seleções que disputarão o Campeonato Mundial Júnior feminino, nas cidades de Tijuana e Mexicali, entre os dias 16 e 25 de julho.

A entidade criou um plano de contingência e o caso está sendo analisado para assegurar a integridade física das atletas. Se for necessário, um novo local será designado para receber a competição.

Saiba mais sobre a gripe suína, que já matou mais de cem pessoas no México e está se espalhando pelo mundo:

Forma de contágio

– O vírus da gripe suína tipicamente afecta porcos, não humanos. A maioria dos casos ocorre quando pessoas têm contacto com porcos infectados ou objetos contaminados circulando entre pessoas e porcos.

– Porcos podem ser infectados por gripes humanas ou aviárias. Quando um vírus da gripe de diferentes espécies infecta porcos, eles podem se misturar dentro do animal e novos vírus mutantes podem ser criados.

– Porcos podem repassar vírus mutantes de volta para humanos e eles podem ser transmitidos de humanos para humanos. A transmissão entre humanos é mais difícil do que em uma gripe convencional.

– Não há contaminação pelo consumo de carne ou produtos suínos. Cozinhar a carne de porco a 71 graus Celsius mata o vírus da gripe suína, assim como outros vírus e bactérias.

Sintomas

Assim como a gripe humana comum, a suína apresenta os sintomas: febre, cansaço, fadiga, dores pelo corpo e tosse. Existe vacina para os porcos, porém ainda não se descobriu uma que possa ser utilizadas pelos humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o medicamento antiviral oseltamivir, em testes iniciais mostrou-se efetivo contra o vírus.

Anúncios

3 de maio de 2009 - Posted by | Notícias

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: