O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

JOCOPS um exemplo de inclusão de alunos com necessidades especiais

A inclusão do aluno com necessidades especiais no ambiente escolar é uma das metas da educação do governo Requião. Prova que isso vem acontecendo e com muito sucesso é a participação de equipes especiais nos 56º Jogos Colegiais do Paraná.

Na regional de Ubiratã os alunos puderam conhecer a performance esportiva da aluna Naiara Tuani Buscariol da equipe do handebol feminino A do Colégio Estadual Vicente Leporace de Boa Esperança.

A Naiara conhecida carinhosamente por Tuani é portadora de uma deficiência visual em que enxerga aproximadamente 80% e mesmo assim ela se esforça para poder ser uma excelente atleta de handebol. Durante os treinos as colegas de equipe auxiliam Tuani informando sobre onde está a bola, pois sua dificuldade é enxergar de longe.

Os pais e professores de Tuani são os seus maiores incentivadores para que ela tenha uma vida normal igual a outros jovens. “A socialização e a integração no caso da Tuani e dos outros alunos é fundamental para o processo de formação do jovem, ela tem uma grande força de vontade durante os treinos, pois é através da audição que desenvolve seu jogo”, comenta a professora de Educação Física Franciele Valeze.

“Jogo há um ano e meio handebol adoro, tô muito feliz de estar aqui em Ubiratã, pois participo dos jogos colegiais pela primeira vez, quero aproveitar a falar para aquelas pessoas que tem uma dificuldade física que tentem uma atividade esportiva dentro de suas limitações, é muito bom se sentir útil viver normal igual as outras pessoas”, destaca a aluna Tuani.

“Ela é dedicada, esforçada, companheira e é importante ter na nossa equipe aprendemos muito com ela”, diz a colega de equipe e prima de Tuani, Tamiris Toni.

A 56ª edição dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), que estão sendo disputados desde sexta-feira (15), em Santo Antônio da Platina, servem para romper limites físicos e emocionais. Em alguns casos, como dos alunos com necessidades especiais, a demonstração de eficiência e superação são evidentes.
Na raia do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), em Jacarezinho, onde foram disputadas as provas da modalidade Atletismo, alunos das escolas de educação especial do Norte Pioneiro surpreenderam e se superaram. Eles competiram em diversas modalidades e ganharam várias medalhas pelas ótimas colocações conquistadas.
Os amigos Anselmo Aparecido Deniz e Sandro Marcos Oliveira são alguns destes exemplos de superação. Eles são alunos na Escola de Educação Especial Amor Perfeito, entidade mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ribeirão Claro. Anselmo competiu na modalidade Salto em Distância e Sandro nos 100 metros rasos. Ambos conquistaram a segunda colocação.
Para a professora Andréia Gaviolli, mais que uma conquista de medalha, os dois atletas puderam provar que, apesar das limitações, são vencedores.

Atletismo

Atletismo

O esporte enriquece valores

Na fase regional dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), que está sendo disputada até o dia 21 de maio, na sede em Rio Azul, a Escola de Educação Especial Andréa Cristina Cabral, do município de Fernandes Pinheiro, mostra que a prática esportiva por parte dos alunos vai além de fazer bem para o corpo: enriquece valores. “O esporte reflete na vida escolar e social dos alunos”, destaca a professora de educação física Ivana Carla Cordeiro.
A professora Ivana acompanha e treina os atletas da escola que disputa na categoria para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Entre eles estão Lielton Luciano da Rocha e Carlos José de Lima, que participam das provas de atletismo na classe masculino B (12 a 14 anos). “Lielton já disputou inclusive a fase final em Curitiba. Conquistou o 3.º lugar no lançamento de pelota masculino B em 2008, e 2.º lugar nos 75 metros rasos, masculino B”, lembra a professora. E os dois alunos conseguiram classificação para a fase final deste ano, de 3 a 15 de julho, em Curitiba.
Para a diretora da escola de educação especial, Reni da Luz Rossa, Carlos e Elielton se destacam pelo amor ao esporte e alegria em competir. “Além de vários benefícios, o esporte também ajuda nas dificuldades em disciplinas pedagógicas, além da interação. A inclusão do esporte no cotidiano da escola ajuda no relacionamento entre eles. Por isso, além dos jogos colegiais, participamos também de outras competições, como da Semana dos Excepcionais e Olimpíadas das APAE´s”, conta.
A professora Sônia Regina, que acompanha o dia-a-dia dos alunos em sala de aula, vê na participação das escolas especiais nos jogos um estímulo positivo, que desenvolve o senso de obediência a regras, companheirismo e trabalho em grupo. “Durante a preparação, toda atenção deles se volta para os jogos. Eles criam uma expectativa tão grande que, durante a competição, não importa muito qual aluno vença, mas sim a escola. Por isso o companheirismo, a alegria e a solidariedade entre eles são destaque, e isso é possibilitado através dos jogos”, analisa.
Para o diretor-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, os Jogos Colegiais permitem aos atletas mostrarem essa garra, habilidade e superação dos obstáculos. “É necessário destacar a importância do esporte para as pessoas com necessidades especiais por possuir valores terapêuticos e promover a integração total do indivíduo, como está ocorrendo nessa e em outras edições anteriores. Além disso, a alegria desses atletas contagia todos os participantes”, resume Gomyde.

Carlos e Lielton estão classificados para a fase final em Curitiba

Carlos e Lielton estão classificados para a fase final em Curitiba

Anúncios

21 de maio de 2009 - Posted by | JOCOP'S, Notícias, Temporada 2009

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: