O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

Brasil supera Cuba no Mundial

Única equipe invicta da 15ª edição do Campeonato Mundial juvenil masculino, a seleção brasileira despachou mais um adversário na tarde desta quinta. Com atuação de gala, o Brasil venceu Cuba por 3 sets a 0 (25/22, 25/14 e 25/22), em 59 minutos, no ginásio principal do Balewadi Sports Complex, em Pune. Agora, o time verde-amarelo, que assegurou o primeiro lugar do grupo F e enfrentará os indianos na semifinal da competição, está a duas vitórias do tetracampeonato (93, 01 e 07).

– Esta foi a melhor partida da equipe neste Mundial. Jogamos muito bem taticamente. Como havíamos planejado, estamos conseguindo diminuir a quantidade de erros e crescer a cada jogo – comemorou o técnico brasileiro Percy Oncken.

Apontado como uma das grandes promessas do voleibol mundial, o ponteiro cubano Leon, de 16 anos, que integra também a seleção adulta de seu país, foi eleito o melhor saque da Liga Mundial 2009. No entanto, nesta quinta, apesar de terminar como o maior pontuador de Cuba, com 11 acertos, ele não conseguiu conduzir sua equipe à vitória. A ótima atuação do time brazuca anulou qualquer chance de reação cubana.

– Conseguimos sacar bem e dificultar a recepção adversária. Isso facilitou muito nosso ataque e bloqueio e chegamos à vitória – comentou Percy, que aproveitou para falar sobre a revelação de Cuba.

– Leon é um diamante bruto que vai ser lapidado aos poucos. Por sua condição física e técnica, ele tem um futuro brilhante pela frente. Não me lembro de ter visto um jogador com esta idade se destacando numa seleção adulta da forma que está acontecendo com Leon – analisou o treinador brasileiro.

Além do Brasil, outras duas equipes do continente americano estão entre as quatro melhores do mundo: Cuba, que também já estava classificada para as semifinais e Argentina, que, nesta quinta, venceu a Rússia por 3 sets a 0 e garantiu a vaga.

– Gostaria de parabenizar as Américas. Três equipes estão entre as melhores e isso merece ser exaltado – disse Percy Oncken.

Nesta sexta, todas as seleções folgarão. No sábado, Argentina e Cuba disputarão a classificação para a final a partir das 7h30 (horário de Brasília). Em seguida, às 9h30 (horário de Brasília), o Brasil enfrentará a Índia e decidirá a outra vaga.

Depois de um início de primeiro set equilibrado, a qualidade do ataque brasileiro logo fez a diferença e a equipe conseguiu abrir 11/8. Melhor também no bloqueio, o Brasil aumentou a vantagem: 19/13. A seleção cubana ainda ensaiou a reação (23/21), mas não foi suficiente. Depois do erro de saque do ponteiro Leon, os brasileiros fecharam em 25/22.

Aproveitando-se de seis erros da equipe cubana – quatro de ataque e dois de saque – o Brasil começou melhor também no segundo set e chegou à primeira parada técnica obrigatória com 8/3 no placar. Mantendo a superioridade no ataque e no bloqueio, a seleção brasileira fez 16/9 e administrou a diferença. No final, o meio-de-rede Renan fez o ponto do set e fechou a segunda parcial em 25/14.

No terceiro set, o panorama permaneceu o mesmo. Bem no saque, a equipe brasileira dificultou a recepção cubana e logo fez 10/6. Disposto a liquidar a partida, o time verde-amarelo não deu chances para os adversários e fechou a parcial em 25/22 no ataque do ponteiro Tiago Wesz.

BRASIL – Murilo, Franco, Maurício, Tiago Wesz, Isac e Renan. Líbero – Thales. Técnico – Percy Oncken

CUBA – Macias, Cepeda, Mesa, Leon, Hernandez e Camejo. Líbero – Andrade. Entraram: Danger, Mederos, Leyva, Gonzalez. Técnico – Juan Carlos Rodriguez

Anúncios

7 de agosto de 2009 - Posted by | Notícias, Temporada 2009

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: