O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

Jogos Abertos estão mantidos, mas pode haver adiamento

Japs Painel

Japs Painel

A fase regional dos 52.º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s) está mantida para a data prevista, de 21 a 29 de agosto, em oito sedes, mas não está descartado um adiamento. Se isso acontecer, os municípios saberão antes da sessão técnica confirmada para a próxima terça-feira (11/8), nas oito sedes: São José dos Pinhais (Região 1), Irati (2), Bandeirantes (3). Mandaguari (4), Ubiratã (5), Assis Chateaubriand (6), Coronel Vivida (7) e Manoel Ribas (Região 8). O adiamento, segundo o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, seria em decorrência das seguidas transferências de datas para o reinício das aulas na rede estadual de ensino, como medida de prevenção ao contágio da Gripe A (H1N1). “Ocorre que essas aulas terão que ser repostas e o calendário escolar pode não comportar a suspensão por mais uma semana de aulas no caso da utilização dos colégios estaduais como alojamento para os atletas nessas oito sedes”, explica Marco Aurélio. Qualquer mudança de planos os dirigentes esportivos saberão nas sessões técnicas marcadas para a próxima terça-feira (11/8). Nesse dia, os 246 municípios interessados na fase regional dos 52.º Jogos Abertos do Paraná se reunirão nas oito sedes para decidir sobre o calendário dos jogos, se será mantido ou adiado, e a participação de suas equipes. O cancelamento da fase regional, como chegou a ser especulado na própria Paraná Esporte, parece ser a decisão menos provável, em razão da vontade dos municípios em participar da disputa. Se todos os interessados confirmarem a intenção de participar da fase regional serão inscritas 1.432 equipes (mais de 20 mil atletas) em nove modalidades: basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Mas esse número é apenas uma previsão. Os municípios se manifestam inicialmente para garantirem a vaga. Depois, na sessão técnica, confirmam ou não as equipes que realmente participarão, e em quais categorias e modalidades. “Nem sempre todos conseguem montar equipes competitivas e desistem”, observa o coordenador da competição, Mauro Cachel. Essa desistência na sessão técnica gira em média em torno de 40%, considerando outras dificuldades dos municípios, como o transporte, além da preparação das equipes. A alimentação, alojamento, premiação e pagamento das arbitragens são garantidos pelo Governo do Estado.

Vale lembrar que da fase regional participam só as equipes da Divisão B, brigando pela classificação à fase final, de 23 de outubro a 1.º de novembro, em Francisco Beltrão. As da Divisão A vão direto para a fase final. Na final, além das equipes da Divisão A nas modalidades coletivas (basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei) entram ainda as de outras modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa e vôlei de praia.
O futebol, nas duas divisões, é disputado só pelo sexo masculino, e a ginástica rítmica, apenas pelo feminino. Já a bocha não tem equipes do sexo feminino na Divisão B, só na “A”. Sobre a faixa etária dos atletas, as exceções da ginástica (nascidas até 1995) e futebol (entre 1988 e 1991), nas demais modalidades participam atletas nascidos até 1991.
Considerando a intenção de participar da fase regional, na Região Esportiva 7, em Coronel Vivida, haveria o maior número de municípios: 41. Eles inscreveram previamente 284 equipes, também o maior número de equipes. Já a Região 2, com sede em Irati, tem o menor número de municípios e de equipes: 21 e 104. Destaca-se que nas regiões onde há maior número de equipes da Divisão A pode existir menos da Divisão B, e vice-versa.
Sobre as modalidades, independente de regiões, as que despertam mais interesse são as de futsal e futebol. Outras já variam conforme a região, destacando a bocha na regional de Coronel Vivida, com 21 das 76 equipes previstas em todo o estado. O basquete e vôlei de praia são as modalidades com menos candidatos na maioria das regiões, na frente só do bolão.

Anúncios

9 de agosto de 2009 - Posted by | JAP'S, Notícias

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: