O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

Paredão brasileiro para o ataque russo

Atual campeã mundial, a Rússia entrou em quadra com Gamova & Cia., e o Brasil com o poderio de seis medalhistas de ouro olímpicas em Pequim/2008 para garantir a primeira vitória na fase final do Grand Prix feminino de vôlei 2009. Na madrugada desta quarta-feira, no ginásio Metropolitan de Tóquio, a seleção brasileira manteve a invencibilidade na competição ao derrotar as russas por 3 sets a 2, com parciais de 25/20, 22/25, 25/17, 24/26 e 16/14, após 1h54 – em uma sensacional virada após estar perdendo o quinto e decisivo set por 12/14, o Brasil montou seu “paredão” e parou o ataque russo.

Com 28 pontos, Sheilla foi a maior pontuadora da partida. Esta foi a décima vitória do Brasil nesta edição do Grand Prix. Na madrugada desta quinta-feira (20.08), o time brasileiro enfrentará a China a partir das 3h37 (horário de Brasília). A TV Globo e o canal Sportv transmitirão o jogo ao vivo.

O jogo

getimage-asmx-23Com a defesa atenta, o Brasil abriu quatro pontos de vantagem no início do set: 5/1, com três pontos de Natália. No primeiro tempo técnico, a seleção brasileira tinha 8/3. Na segunda parada técnica, o time brasileiro abriu 16/10, com uma finalização de Natália, um bloqueio de Thaísa e um ponto de saque de Sheilla. O 17° ponto veio em outro serviço da oposto do Brasil: 17/10. Sheilla foi a jogadora mais acionada a partir daí. Foram quatro ataques. Natália, Thaísa e Mari também pontuaram e o Brasil fechou o set por 25/20, em 22 minutos.

No segundo set, o Brasil abriu 3/1 no marcador, com um saque de Mari e uma finalização de Fabiana. No primeiro tempo técnico, a seleção brasileira tinha a vantagem de 8/7, mas a Rússia passou pela primeira vez à frente, fazendo 8/9. Um ataque de Natália e um bloqueio de Sheilla e Fabiana colocaram o Brasil novamente à frente: 11/9. A partir do empate em 12 pontos, a Rússia abriu e chegou a ter três pontos de diferença: 16/19, e a manteve até o final do set para ganhar por 25/22, após 25 minutos.

Com pontos de Mari, Thaísa e Natália, o Brasil saiu na frente no primeiro tempo técnico: 8/4. Vieram ainda três pontos consecutivos, com Sheilla, Mari e um bloqueio de Fabiana: 11/6. Na segunda parada técnica, a seleção brasileira já abria seis pontos de vantagem: 16/10, no saque de Mari, em uma finalização de Fabiana e outra de Sheilla, e contando com dois ataques desperdiçados pelas russas. Os dois pontos seguintes vieram em um serviço de Fabiana e um ataque de Natália: 18/10. A partir daí foi só administrar a vantagem. Em um bloqueio de Fabiana, vitória do Brasil por 25/17, em 23 minutos.

O Brasil voltou a dominar o início do quarto set: 4/0, com destaque para Fabiana – um ponto de bloqueio e outro em finalização – e para a líbero Fabi. Na primeira parada técnica, 8/5 para a seleção brasileira em um saque de Sheilla, que dificultou o passe da Rússia. A situação, porém, acabou se invertendo. A recepção e o ataque do Brasil cometeram algumas falhas, e as russas se aproveitaram para abrir 13/16 e posteriormente em 14/19.

A reação brasileira ganhou a adesão da torcida. Foram cinco pontos seguidos: no saque de Dani Lins, ataque de Natália, e três bloqueios, um de Mari e dois de Fabiana. No empate em 24 pontos, a Rússia chegou à vitória por 26/24, em 27 minutos. O equilíbrio marcou o quinto e decisivo set. No bloqueio, o time europeu fez 12/10. Mas o Brasil deu o troco também no bloqueio e chegou à vitória por 16/14, após 17 minutos.

As equipes:

Brasil: Dani Lins, Sheilla, Fabiana, Thaísa, Mari e Natália. Líbero – Fabi. Entraram – Sassá, Ana Tiemi, Carol Gattaz, Joycinha e Regiane. Técnico – José Roberto Guimarães
Rússia: Zhadan, Borodakova, Makarova, Murtazaeva, Gamova e Kosheleva. Líbero – Kabeshova. Entraram – Safronova, Faleeva, Sedova, Starodubova e Seshenina. Técnico – Vladimir Kuzyutkin

Zé Roberto destaca reação da equipe no quinto set

Não foi à toa que o técnico José Roberto Guimarães alertou as jogadoras, no primeiro treino, em Tóquio, sobre a importância de se poupar energia. Nada de olhar as vitrines japonesas. Pelo menos, por enquanto. A vitória desta quarta-feira (19.08), sobre a Rússia, na primeira partida da fase final do Grand Prix feminino de vôlei, provou que Zé Roberto estava certo. A decisão no tie-break e a virada após estar perdendo por 12/14, foi muito comemorada. Mas o treinador confessa que não precisava passar por tanto sofrimento à beira da quadra.

– Foi bom porque estávamos atrás no placar, conseguimos nos recuperar, e vencer por 16 a 14. Temos que tirar isso como o lado positivo. Mas perdemos muitos contra-ataques importantes. Foi um jogo difícil, com bolas mais altas e mais lentas, completamente diferente do que havíamos enfrentado na fase classificatória. Nosso sistema defensivo não funcionou como deveria, e não conseguimos parar o ataque russo do jeito que queríamos. Mesmo assim, conseguimos reverter o quadro. Isso dá uma maior motivação ao grupo para as próximas partidas – ressaltou Zé Roberto.

Maior pontuadora do confronto, com 28 pontos – 23 de ataque, dois de bloqueio e três de saque -, Sheilla fez sua análise da partida.

– Foi um jogo de altos e baixos, mas o importante foi que na hora de decidir sacamos bem. Temos que continuar assim. Estávamos atrás no placar no tie-break e fomos buscar a vitória.

A levantadora e capitã da seleção brasileira, Dani Lins, afirmou que o grupo já estava esperando uma partida difícil.

– Nossa diferença foi quando começamos a sacar bem e conseguimos bloquear. Os jogos contra a Rússia são sempre assim, difíceis e de muita defesa.

Pelo lado da Rússia, Ekaterina Gamova foi a maior pontuadora, com 24 acertos. Em seguida, aparece Natália, com 22 pontos, Mari com 19, e Fabiana com 18.

Os números da vitória brasileira sobre as russas

BRASIL

Ataque – 76
Bloqueio – 15
Saque – 9
Pontos em erros do adversário – 12

RÚSSIA

Ataque – 62
Bloqueio – 12
Saque – 4
Pontos em erros do adversário – 24

Anúncios

19 de agosto de 2009 - Posted by | Notícias, Temporada 2009

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: