O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

Fases Regionais dos JAPs começam amanhã

A fase regional dos 52.º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s) começa nesta sexta-feira (4/9), em seis das oito sedes: Assis Chateaubriand, Coronel Vivida, Irati, Mandaguari, Manoel Ribas e Siqueira Campos. Nesses municípios a competição vai até o dia 12. Nas outras duas sedes, São José dos Pinhais e Francisco Alves, a disputa será em outubro, de 5 a 12, na primeira, e de 9 a 17, na segunda cidade.

Maringá (azul) x Ponta Grossa na fase final de 2008

Maringá (azul) x Ponta Grossa na fase final de 2008

Nas seis primeiras sedes, nessa sexta-feira, a partir das 20 horas, serão realizadas as cerimônias de abertura. Já a competição propriamente dita começa no sábado (5/9). Em todas as sedes, a fase regional seria de 21 a 29 de agosto, mas em razão do atraso para o início do semestre letivo nos colégios estaduais, como prevenção ao contágio da gripe A1N1, houve a necessidade de remanejamento.
Segundo o diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, essa reprogramação tornou-se indispensável porque os atletas utilizam salas de aulas como alojamentos. “Tivemos até que mudar algumas sedes, mas o importante foi que chegamos a um consenso com a Secretaria de Estado da Educação. Por isso também estamos aproveitando os feriados de 7 de setembro e 12 de outubro, para diminuir os dias de reposição das aulas. E não tínhamos muitas datas para negociar, porque a fase final da competição está marcada para o período de 23 de outubro e 1.º de novembro”, explicou Marco Aurélio.

Maringá x Cascavel, na fase final em 2008

Maringá x Cascavel, na fase final em 2008

Participam da fase regional dos Jap’s as equipes da Divisão B nas modalidades coletivas (basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e vôlei) e do vôlei de praia e xadrez em divisão única. Todas elas disputam vagas para a fase final da competição, em Francisco Beltrão, de 23 de outubro a 1.º de novembro, quando entram também as equipe da Divisão A das coletivas e de outras modalidades (atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis e tênis de mesa). De todas as modalidades apenas duas são específicas de um sexo: futebol, do masculino; e ginástica rítmica, do feminino.
Quanto ao sexo, ainda, na fase regional a bocha (Divisão B) é disputada apenas no masculino, em razão da pouca procura pela modalidade. Já na Divisão A é disputada pelos dois sexos. Em toda a fase regional, nas oito sedes, participam mais de sete mil atletas, formando 579 equipes e representando 179 municípios. Em números, duas sedes se destacam: Assis Chateaubriand (Região Esportiva 6 – Oeste) e Manoel Ribas (Região Esportiva 8 – Centro), respectivamente com 31 e 32 municípios e 98 e 99 equipes. Nessas duas sedes, três modalidades serão decididas só no último dia de competição.

Classificação

As equipes da fase regional disputam vagas para a fase final. As sedes com maior participação garantem mais vagas nas modalidades coletivas (menos no vôlei de praia). Nessas, no mínimo o campeão de cada uma em cada sede se classifica. Mas em algumas vão dois municípios, como por exemplo no futebol em Assis Chateaubrind e Manoel Ribas; no futsal em Manoel Ribas (feminino e masculino) e só no masculino em Mandaguari, Assis Chateaubriand e Coronel Vivida; no handebol (feminino) em Mandaguari; e no vôlei (masculino) em Assis Chateaubriand.
No vôlei de praia classificam-se para a final apenas as duplas campeãs de cada sede, nos dois sexos, o mesmo ocorrendo no xadrez, só que nas três especialidades (relâmpago, rápido e convencional).
Vale lembrar que as equipes da Divisão B de Francisco Beltrão, por ser sede da final, não participam da regional e estão automaticamente classificadas para a final, assim como uma dupla de vôlei de praia e um representante do xadrez nas três especialidades, sempre nos dois sexos.

Mais informações na página oficial do evento;  http://www.jogosabertos.pr.gov.br/japs/

Anúncios

3 de setembro de 2009 - Posted by | JAP'S, Notícias, Temporada 2009

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: