O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

O Entusiasmo do treinador não baixa pelo fraco desempenho da equipe brasileira juvenil

Percy Oncken é um treinador muito experiente na área de juniores, talvez o mais bem sucedido do mundo.

Ele recolheu sete títulos no total com o Brasil em campeonatos do mundo juvenil e júnior.Seu último sucesso veio em 9 de agosto com os juniores no Campeonato Mundial na Índia, onde eles derrotaram Cuba por 3-2, na final.

Desde o início de 1990, Oncken tem alternado como a cabeça dos meninos e jovens das equipas nacionais do Brasil.Muitas estrelas, incluindo Gilberto Godoy Filho, mais conhecido como Giba, que aperfeiçoou suas habilidades sob a tutela do Oncken.

Mas nos últimos dias até mesmo veterano como Oncken aprendeu uma nova lição ou duas. Campeonato do Mundo na Itália, o Brasil caiu para o terceiro lugar em sua zona na primeira fase após derrotas para a Rússia (0-3) e Índia (2-3), deixando-os sem lutar por um pódio familiar, mas para um 9 º lugar para 16.Independentemente da forma como a equipe sai daqui em diante, o seu desempenho no torneio de 2009 ficará na história como o pior da Seleção do Brasil. Em 10 viagens anteriores ao Campeonato Mundial Juvenil, o Brasil conquistou o título seis vezes e terminou como vice-campeão uma vez, colocou uma quinta e sétima duas vezes. E quase toda vez que Percy Oncken estava envolvido.

“Isso é novo para mim”, admitiu o treinador de 49 ano de idade, que acrescentou, com o devido respeito, que outras nações estão habituados a jogar para o prêmio de consolação a esses torneios. “Mas para o Brasil é algo desconhecido.”

Para ser justa, a zona do Brasil no Jesolo era considerado o Grupo da Morte na fase preliminar, com o técnico russo Sergei Shlyapnikov dizendo que ele teria preferido ter sido arrastado para um grupo mais fácil antes do torneio.

Mas então a Rússia derrotou o Brasil em dois sets para cima, ganhou a zona e agora está marchando para as semifinais, enquanto os sul-americanos estão a tentar tirar o máximo proveito de sua situação desconhecida.

“É difícil para os nossos meninos para motivá-los para estes jogos e concentrar-se bem”, disse Oncken.”Mas isso deve vir de considerar os jogos programados em uma nova luz. Eu disse a eles que temos agora cinco jogos para jogar, a partir do qual podemos aprender para o futuro.”

Oncken disse que ainda acredita em seus jogadores mais jovens, embora ele tenha o cuidado de fazer um prognóstico sobre se algum deles se tornará nos heróis olímpicos de amanhã, como Giba é agora.

O Técnico da Seleção Sênior Masculino do Brasil Bernardo Rezende incorporou muitos jovens jogadores em seu elenco atual como ele olha adiante para Olimpíadas de Londres 2012.

“Há tantos jogadores talentosos, entre 20 a 23 anos que são, talvez, até mesmo bons o suficiente para dois ciclos olímpicos”, disse Oncken.

Uma coisa ele está certo: O fim do Campeonato Mundial vai trazer mudanças para Oncken.

“Este ano eu tinha quatro sessões de treinamento a cada dia – com os dois meninos, duas com os juniores. É demais”, disse ele.

Ao retornar ao Brasil, Oncken está agendado para se reunir com a cúpula da Confederação Brasileira de Voleibol.Oncken disse que quer se concentrar no próximo ano, em apenas uma equipe, seja com os meninos ou os juniores, ele não tem preferência.

Oncken, no entanto, está longe do fim de sua carreira como treinador, função que continua a dar-lhe uma grande alegria.

“Meu foco continua a ser a criação de Gibas mais para o futuro …”

Anúncios

19 de outubro de 2009 - Posted by | Grandes Jogadores, Notícias, Temporada 2009

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: