O Voleibol Brasileiro no Mundo

Competições, Notícias e Regras Oficiais.

Jovem cubano León: “Serei o melhor do mundo”

Grande nome da nova geração de Cuba, o ponta Wilfredo León, de 16 anos, deu uma entrevista ao jornal Lance! antes do duelo contra o Brasil, pela semifinal da Liga Mundial, em Córdoba, na Argentina.

E ele admite que pensa em ser o melhor do mundo. Confira:

Aos 16 anos, dois após estrear na seleção adulta de Cuba, ponteiro projeta futuro glorioso no esporte

1) Você ainda é um atleta novo, mas já tem a difícil responsabilidade de resgatar o vôlei cubano, que não conquista um título expressivo há anos e não disputou a última Olimpíada. Como encara isso?

Encaro com naturalidade, pois me preparei para isso. Logo na primeira vez que fui convocado, já joguei como titular. Meu objetivo é resgatar os áureos tempos do vôlei do meu país. E acredito que, em breve, serei o melhor do mundo. Será algo natural, pois me preparei para ser o melhor.

2) Mas você ainda é muito jovem para uma responsabilidade tão grande, não?

Sei que todas as atenções estão voltadas para mim, mas trabalho como todos os outros jogadores da equipe. Ao mesmo tempo, procuro fazer as coisas que qualquer adolescente faz. Tenho namorada, leio e saio para dançar em discotecas na folga. Mas sem esquecer do vôlei, pois muitas pessoas confiam em mim para meu país voltar a ser campeão.

3) Como foi para você estrear na seleção com apenas 14 anos?

Com grande emoção. Para mim foi algo incrível ser o jogador mais novo a disputar a Liga Mundial. Não fiquei nervoso, simplesmente pensei em apenas jogar. Fiquei muito feliz de poder representar meu país ao lado de outros atletas que, até então, eram somente meus ídolos.

4) E em quem você se inspira para obter sucesso nesta sua dura empreitada?

No Joel Despagne (craque do vôlei cubano na década de 1990). Uma vez me encontrei com ele e foi muito emocionante. Ele me deu alguns conselhos e disse que meu ataque é muito bom. Que se eu mantiver o nível, poderei realmente ser o melhor. Mas também me pediu para que eu melhorasse a recepção e o bloqueio.

5) Falando em conselhos, você é filho da ex-jogadora de vôlei, Alina Venero. Foi ela quem te ensinou os primeiros passos no esporte. Hoje em dia, vocês conversam sobre vôlei?

Minha mãe não vai aos treinos. Mas quando vai me buscar, sempre me pede para melhorar o saque. Sempre acatei os conselhos dela, então passei a dar atenção especial ao saque (León foi eleito o melhor sacador da Liga Mundial 2009). Depois das partidas, minha mãe me manda um e-mail dizendo o que fiz de certo e errado.

6) Você escolheu o vôlei por influência da sua mãe?

Escolhi o vôlei pois foi o esporte que eu mais gostei. Quando era mais novo, cheguei a jogar um pouco de beisebol. Comecei a jogar vôlei aos 7 anos e, aos 11, já fazia parte de seleções de base (com 13 anos, disputou o Mundial Infanto-Juvenil, competição para jogadores até 18 anos).

7) Na Copa América de 2008, em Cuiabá, você ajudou Cuba a derrotar o Brasil, por 3 sets a 2. Na sua opinião, a Seleção Brasileira tem a melhor equipe do mundo atualmente?

Não sei se tem a melhor equipe mas, sem querer menosprezar os outros países, o Brasil tem os melhores jogadores do mundo.

8) Desde 2001, a seleção cubana sofreu com deserções, o que fez a equipe cair de rendimento nos anos seguintes. Qual sua opinião sobre esses acontecimentos, que já afetaram equipes de outros esportes de Cuba?

É um orgulho para mim jogar por Cuba e não penso em deixar meu país.

9) Embora você ainda seja muito novo, tem de pensar no futuro, pois ser jogador de vôlei não é algo para toda a vida. Você já pensa no que vai fazer depois que parar?

Concordo que o esporte é apenas uma etapa da minha vida. Pretendo cursar Educação Física, se possível, conciliando com o vôlei. E gosto de matemática.

10) A medalha em Londres 2012 é o seu foco?

Todo jogador sonha com uma medalha olímpica e eu não sou diferente. Se não conseguir em Londres, espero que ela venha no Rio de Janeiro, em 2016.

25 de julho de 2010 - Posted by | Notícias

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

